Materiais Didáticos

Aqui você encontra materiais didáticos para apoio de atividades sobre as temáticas relativas ao Projeto Momento Lilás.
Fique à vontade e faça bom proveito!

 

  • Videoaulas do Curso Gênero e Diversidade na Escola

A Universidade Federal de Santa catarina – UFSC, através do Instituto de Estudos de Gênero – IEG, vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas, com participação de professoras vinculadas a vários departamentos de ensino da UFSC ofereceu, em 2012/2013, o projeto Gênero e Diversidade na Escola aos profissionais da Educação Básica da rede estadual de educação do estado de Santa Catarina e da(s) rede(s) municipal (ais) de educação de várias escolas do Estado. O curso se insere na modalidade de formação continuada de profissionais da educação, tratando de temáticas de gênero, raça/etnia e orientação sexual, possibilitando aos professores/as condições de observar e introduzir nas suas reflexões e práticas pedagógicas as relações de gênero, contribuindo com a construção de uma educação inclusiva, não sexista e não homofóbica.

Acesse abaixo a playlist com todas as videoaulas:

 


  • Fuxico

O jogo FUXICO que apresentamos neste livro, foi elaborado pela equipe do GDE/UFSC, inspirada pelo jogo PERFIL da Grow. Este jogo visa contribuir para aprendizado, reflexão e fixação dos conteúdos do curso GDE, através de uma experiência lúdica. O jogo foi pensado para ser utilizado junto a jovens do Ensino Médio e universitário a partir do entendimento de que as brincadeiras precisam fazer parte do cenário de ensino-aprendizagem para que as temáticas de gênero e sexualidade sejam apreendidas de forma agradável e instigante.

Acesse o arquivo em PDF: Fuxico-ebook-completo

 


  • Revista Papo Sério

A revista Papo Sério representa o fechamento de um ciclo de atividades desenvolvidas pelo NIGS/UFSC em escolas da Grande Florianópolis. Trata-se do Projeto Papo Sério, que nasceu em 2007 em um contexto político nacional de grande investimento público em ações na área de gênero, sexualidades e educação. O projeto foi desenvolvido com a criatividade de estudantes de diferentes áreas de formação escolar básica e universitária. Essas/es jovens fazem parte de uma importante geração formada por políticas públicas de gênero, sexualidades e educação, desenvolvidas como fruto de demandas sociais das Conferências Municipais, Estaduais e Nacionais de políticas para mulheres, LGBTs, pessoas com deficiência e educação. Foi graças a esses processos de consulta pública que os governos petistas de Lula (2002- 2010) e Dilma (2011-2016) colocaram em marcha inúmeras políticas públicas de gênero e sexualidades, em particular de formação educacional e científica. O Papo Sério entrou nas escolas como atividade de extensão da UFSC a partir de redes de educadoras/es e estudantes que têm em comum a certeza de que a escola deve e precisa falar de gênero e de sexualidades para romper os silêncios e visibilizar as experiências e dilemas de diferentes realidades educacionais e sociais. Com oficinas sobre gênero, sexualidades e violências com turmas de Ensino Fundamental e Médio, falamos de violências contra as mulheres, homo-lesbo-transfobias, machismo, masculinidades, direitos sexuais, aborto, transgeneridade, equidade de gênero, aborto, famílias, racismo, religião e outros temas. Em 2009, iniciamos o Concurso de Cartazes sobre Lesbo-trans-homofobia e Heterossexismo nas Escolas. Com exposições de cartazes nas escolas e na UFSC, essa atividade, realizada até 2015, atingiu tanto a comunidade escolar quanto a do ensino superior. Compreendemos que falar sobre gênero e sexualidades nas escolas é fundamental para a construção cidadã e um compromisso ético e político com a democracia no Brasil. Queridas professoras, professores e estudantes… Boa leitura!

Acesse a revista em PDF: Revista-Papo-Sério-completa